“ Mãe, pai, quero estudar fora.” Essa é a frase, em que os pais percebem que seus filhos necessitam de seu próprio espaço para se darem bem, futuramente nas profissões desejadas.
Foi assim com Rosânea Martins, mãe de Carla que saiu de Conselheiro Lafaiete para cursar Jornalismo na PUC Minas: “Deixei a Carla estudar fora por causa das melhores condições de ensino e mercado que BH oferece.”
E assim como Carla, Camylla e Matheus também tiveram que sair de casa. Camylla, se viu na difícil decisão de ficar em uma cidade pequena e fazer um curso que não era o desejado, ou se mudar para Viçosa, e fazer Zootecnia na UFV. A mãe de Camylla, Míriam Apolinário disse que apesar de tudo apoiar a decisão de Camylla era o melhor a ser feito já que se tratava do sonho de sua filha, e depois de algumas conversas, não havia mais nada a fazer, do que ajudar a filha na mudança.
Com Matheus não foi diferente, depois de passar em Engenharia Metalúrgica, na UFOP, não houve outro sentimento vindo dos pais que não de apoio, sua mãe Marlene Rodrigues, comenta que: “ A saída de casa foi meio que um caminho natural, visto as poucas possibilidades na nossa cidade, Lafaiete. Conversamos quanto à mudança e continuamos conversando.” Outra preocupação que pareceu muito relevante aos pais, quanto à saída dos filhos de casa é a constante violência, segundo Rosânea: “Vivemos em um mundo em que a violência ta demais. Então a preocupação maior não é pelo que ela possa fazer, mas pelo que os outros possam fazer com ela.”
Nas entrevistas, o que mais se notava era que o sonho dos filhos, acabava por se tornar também o dos pais, com isso a segurança dos pais com filhos e filhos com pais, não poderia ser mais sólida.
Me identifiquei muito com este tema! Muito bom.
ResponderExcluirAcho muito importante compartilhar esse tipo de experiência, seu blog ainda vai acabar ajudando muita gente :)
Sair de casa pode ser difícil no começo, mas aos poucos vamos enxergando o lado positivo e tudo passa a valer a pena.
Ei meninas! Senti falta de alguma ilustração, eu sei que o tema é meio abstrato, mas faltou fotos, vídeos, ou até alguma história narrada por meio de um podcast. Por ser um tema muito amplo, acho que vocês poderiam ter um segmento mas delimitado. Podiam pegar uma história e aprofundar amis nela, pegar desde o processo do vestibular e a ansiedade da escolha da cidade e da respectiva faculdade até a mudança.
ResponderExcluirBeijos!!
Caras coleguinhas, o tema da matéria é super bacana. Mas para ajudar a completar informação, seria bacana ter uma ou mais fotos. E em relação à formatação do blog, é bom ficar de olho. O estilo da outra matéria postada aqui está diferente dessa. É só uma questão visual, mas vale a pena prestar atenção.
ResponderExcluirEi Paula!
ResponderExcluirConcordo com o que a Bruna disse! Você poderia ter desenvolvido mais ! Quem sabe no próximo post ter fotos e vídeos? Talvez até seja legal a palavra de um especialista, como um psicólogo, falando como essa mudança pode influenciar a vida dessas pessoas.
olá meninas!
ResponderExcluirGostei muito do tema de vocês! Acho que pode ajudar muita gente, pois quando nós entramos na faculdade percebemos quantas pessoas passam pelo desafio de saírem de casa para morarem sozinhos!
A matéria ficou muito boa, ficou curta e objetiva, propria para o modelo da internet (estou tentando fazer uma assim para o meu blog! hahaha)
Porém senti falata de alguns links na matéria...
Para os próximos posts tenho duas sugestões...
Uma matéria sobre os anúncios de vagas em apartamentos que "pipocam" aqui na PUC! hahaha
e uma série de caráter mais instrutivo, sobre coisas que uma pessoa tem que fazer quando passa a morar sozinha e que não fazia antes, quando morava com os pais, como cozinhar, lavar e passar roupas, etc.
beijos!!
Gabi
Gostei desse blog.
ResponderExcluirDos temas escolhidos na sala, achei um dos melhores. A primeira matéria é bem legal. Ilustra bem a hora crucial de se decuidir morar longe dos pais.
Imagino que vocês já estjam pensando nisso, mas, de qualquer forma, vou sugerir: tentam alguma entrevista com que mora no exterior. Muitos jovens fazem faculdade fora do país e, aí, a situação é ainda mais complicada.
Então, é isso.
Parabéns!
Adorei o tema do blog! Concordo que faltam fotos.
ResponderExcluirDos temas que comentei, esse é um dos mais bacanas! Parabéns!
Beijo
Marcella Brafman
adorei estes comentario
ResponderExcluirgostei muito do tema do blog adorei foi de mais!
ResponderExcluirbeijosssss !
de camila.